sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Baquetas

As baquetas são componentes fundamentais para se tocar bateria. Composta de vários modelos, medidas, espessuras, pesos e materiais como madeira, plástico e ou fibras, com isso é possível uma grande gama de timbres extraídos a partir do instrumento. Além disso, são divididas em quatro partes:


1. Cabo;
2. Corpo;
3. Pescoço;
4. Ponta.

Na ponta encontramos modelos contendo, resina, madeira e feltro.
Também há vários modelos de ponta, mais arrendodadas, formato de gota d’água, de flecha, todas essas variações de formato e de material influem muito na sonoridade final.
Toda essa diversidade, veio por meio da grande variedade de ritmos existentes, pois cada ritmo tem sua forma de tocar e sua sonoridade, totalmente particular fazendo necessário ter baquetas específicas para cada estilo, é por isso que encontramos tantos modelos hoje no mercado.

Os modelos mais conhecidos são os:
· 5A - baqueta versátil para todos os estilos, nem pesada, nem leve, nem grande, nem pequena.
· 7A – baqueta indica para ritmos mais leves, Jazz, Samba, Baião, pois é mais leve e fina, porém versátil.
· 2B – baqueta indica para os ritmos pesados, Funk, Rock, Rock progressivo, Heavy Metal, Hard-Rock, essa baqueta é mais pesada, tem sua espessura bem mais grossa que as demais e é mais cumprida.

Outra dica importante é na hora da compra, ao comprar um par de baquetas, faça elas rolarem sobre uma superfície sólida e lisa, para verificar ondulações, pois as mesma dificultam o rebote da baqueta.
E a cor tambem é um fator a ser olhado pois 'normalmente', quanto mais clara mais aguda será o timbre e assim quanto mais escuro o timbre será mais grave, salvo baquetas feitas com uma madeira chamada 'Jatobá'.

DEUS OS ABÊNÇÕE.
Matéria feita por Bruno Fonseca. 31/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário