sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Breve História da Bateria

           Arqueólogos datam desde a pré-história vestígios e indícios de tambores feitos de troncos de árvores e cobertos com couro de peixe ou repteis existem registros de tambores do tempo antes de Cristo, mais tarde no egito surgiram as primeiras caixas , que eram cobertas com peles mais resistentes, as caixas foram logo agregadas aos militares para marcar suas marchas .
           Mais tarde com fim da era do romantismo e começo da música contemporânea , deu-se o ínicio das big bands nos E.U.A, onde se precisava de 5 pessoas pra tocar bateria, um tocava a caixa em pé, presa por uma correia ao corpo, outro trocava os pratos outro o bumbo , e outros dois tocavam blocos sonoros feitos de madeira.
            Por volta do ano 1900 um americano chamado Willian ludwing teve a idéia de tocar sozinho a caixa e bumbo , daí foi criado o primeiro pedal , incialmente de madeira e mais tarde de metal, depois a estante de caixa, e por ultimo as estantes de chimbal e pratos.
             Este primeiro kit fora chamado na época de “ trap set “ só mais tarde foi chamado de “ bateria “ ou “ drum kit “, mas a descoberta ainda não estava completa , pois as variaçoes de temperatura faziam com as peles se desafinassem desentoando o kit, mais tarde dois amigos que tinham os nomes “ REMO “ e outro “ EVANS “ criaram as primeiras peles sintéticas que usamos até hoje.

_________________________________________________________________

DIOGENES SILVA é baterista formado no conservatório JOÃO PERNAMBUCO em Recife / PE, sua origem musical vem do rock e música gospel e mais tarde bandas de forró dentre elas destaca-se TERRITÓRIO NORDESTINO, também trabalhou com a BANDA PINGUIM, sua principal área de atuação tem sido as orquestras e big bands do recife, já passou pela orquestra big band VENESA, MARCO ZERO, e atualmente orquestra de baile UNIVERSAL de recife / PE, também fez gravações de diversos estilos, passando pela DANCE MUSIC, FREVO, FORRÓ e nestes últimos dias está gravando um estilo chamado SAMBA DE GAFIEIRA.
             Atualmente tenho um trabalho solo onde mostro uma pegada muito influenciada pelo JAZZ fundindo-se aos ritmos “samba jazz” e                 
“baião jazz” e dou uma palestra sobre a história da bateria, e também dou aulas particulares e palestras nas escolas.
            

15 comentários:

  1. muito boa essa matéria parabéns , esse batera é muito bom

    ResponderExcluir
  2. legal já vi e ouvi esse carinha tocando,e acredite em mim quando eu digo que ele é bom,sucesso você merece.

    ResponderExcluir
  3. esse cara diogenes toca muito , Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir
  4. Conheço esse cara e sei do seu potencial,toca muiiiito,é inteligente e centrado no que quer...
    Parabens pelo seu sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Diógenes pela matéria adorei! Que Deus te ilumine mais e mais... E que vc possa mostrar seu talento por esse mundo a fora. Fica com Deus grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela belissima matéria Di, é mto bom ver que vc está tendo o reconhecimento do seu talento. Voce toca mtoo e tenho certeza que isto é so o começo do seu merecido sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. parabens cara continue sempre assim
    e muita música na cabeça;;

    ResponderExcluir
  8. valeu veio barabens vc e muito talentoso

    ResponderExcluir
  9. Valeu primo parabéns, ótima materia,faltou a banda de Rock Protesto Humano... Valeu cara

    ResponderExcluir
  10. Ursinho, muito bom seu blog! Parabéns pela sua bateria e carreira tudo isso é fruto de dedicação e determinação. Que Deus continue te abençoando, essas são palavras de seus amigos Josias Silva e Marcos Eugenio.

    ResponderExcluir
  11. vc nasceu pra isso mano...a arte dos tambores proLifere o dom que Deus le deu...um abraço Marcilio Silva

    ResponderExcluir
  12. Nossa o sucesso dele já chegou ao Sudeste...vêm pra SP divulgar sua música.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! É assim, como quem não quer nada, mas batalhando muito, que se chega ao sucesso... louvo a ideia de divulgar a história do seu instrumento, a gradativa evolução dele ao longo dos séculos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. pow, sou parceiro dele na universal como percussionista e acredite ele atualmente em um dos bateras mais completos de pernambuco, parabens vei ;)

    ResponderExcluir